Departamento de Ecologia
Instituto de Biociências
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Disciplinas de graduação
 
BIO 11001 ECOLOGIA APLICADA À GEOCIÊNCIAS - CH semanal: 4
Súmula: Noções básicas das atividades humanas e suas conseqüências sobre os ambientes terrestre, aquático e atmosférico. Problemas ambientais associados à geração de energia e atividades de mineração, incluindo transporte de minérios. Avaliação de impacto ambiental através de instrumentos que visam identificar, avaliar e sintetizar os impactos de um determinado projeto ou programa. AIA no Brasil, legislação e procedimentos para apresentação de EIA/RIMA junto aos órgãos ambientais. Integração dos dados, modelagem e auxílio na tomada de decisão através do geoprocessamento.
Cursos: Engenharia Cartográfica, Geografia e Geologia.

Docente:

Heinrich Hasenack e Teresinha Guerra.

BIO 11002 ECOLOGIA DO ORGANISMO - CH semanal: 2
Súmula: Ecologia: definição, objetivos e abrangência; interação com as demais ciências e níveis de organização biológicos. O organismo e seu ambiente: influências de fatores abióticos e bióticos sobre vegetais e animais. Tolerância e fatores limitantes. Condições X recursos. Hábitat e nicho.
Cursos: Ciências Biológicas
Docente: Renato Azevedo Matias Silvano
BIO 11003 ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES - CH semanal: 4
Súmula: Estrutura e dinâmica de populações animais e vegetais. Interações intra e inter-específicas. O conceito de comunidade e seus atributos: composição e diversidade de espécies, organização e mudanças temporais e espaciais. Métodos básicos de amostragem, coleta e análise de dados para o estudo de populações e comunidades.
Cursos: Ciências Biológicas
Docente: Sandra Maria Hartz
BIO 11004 ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS - CH semanal: 3
Súmula: Organização em nível de ecossistemas: estrutura e função, dinâmica e homeostasia; tipos de ecossistemas; noções de clímax dos ecossistemas. Ciclos biogeoquímicos. Ecologia de sistemas e modelagem. Equilíbrio e desequilíbrio na natureza: mecanismos homeostáticos. Influências antropogênicas: sistemas urbanos e agrícolas.
Cursos: Ciências Biológicas
Docente: Adriano Sanches Melo
BIO 11005 ANÁLISE DE IMPACTO AMBIENTAL - CH semanal: 4
Súmula: Caracterização e tipos de impacto ambiental. Metodologia de avaliação de impacto ambiental. Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). Legislação ambiental. Noções de ecologia de paisagem e de geoprocessamento.
Cursos: Ciências Biológicas
Docente: Teresinha Guerra
BIO 11006 OCEANOGRAFIA E LIMNOLOGIA - CH semanal: 4
Súmula: Histórico da oceanografia e limnologia. Principais propriedades físicas e químicas da substância água. O ambiente físico e químico das massas de água oceânicas, estuariais e continentais. Correntes e movimentos da água. Balanço iônico e de nutrientes. Efeito da salinidade. As assembléias de organismos aquáticos. As relações tróficas e produtividade aquáticos.
Cursos: Ciências Biológicas e Geografia
Docente: Albano Schwarzbold
BIO 11007 ECOLOGIA DA POLUIÇÃO - CH semanal: 4
Súmula: Influência antropogênica nos ecossistemas: poluição e contaminação ambientais do ar, da água e do solo. Métodos de identificação e análise.
Cursos: Ciências Biológicas e Geografia
Docente: Maria Teresa Monica Raya Rodriguez
BIO 11008 ECOLOGIA E BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO - CH semanal: 4
Súmula: Biodiversidade. Fragmentação de hábitats e extinção de espécies. Critérios para delineamento de áreas protegidas. Métodos de preservação da vida selvagem. Noções de Ecologia Humana e de Educação Ambiental.
Cursos: Ciências Biológicas
Docente: Andreas Kindel
BIO 11009 ECOLOGIA APLICADA À AGRONOMIA- CH semanal: 2
Súmula: Conceitos fundamentais de ecologia. Níveis de organização biológicos e suas propriedades emergentes. Fatores ecológicos, produtividade e ciclos biogeoquímicos. Fundamentos de ecossistemas e agroecossistemas. Comunidades e populações.
Cursos: Agronomia
Docente: Valério De Patta Pillar
BIO 11010 FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA APLICADA - A - CH semanal: 2
Súmula: Definição de ecologia. Conceito, estrutura e dinâmica de ecossistema. Ciclos biogeoquímicos. Aspectos ecológicos da energética. Fatores ecológicos. Ecologia dos principais ecossistemas do globo terrestre. Ecologia urbana. Recursos naturais. Poluição. Demografia. Exploração humana, regressão e conservação.
Cursos: Engenharia Elétrica

Docente:

Maria Teresa Monica Raya Rodriguez
BIO 11013 RELAÇÃO DOS SERES VIVOS E AMBIENTES - CH semanal: 4
Súmula: Fundamentos da ecologia de populações e comunidades, relações entre animais, vegetais e o ambiente, considerando o terrestre e aquático: marinho, lagunar, estuarino e doce.
Cursos: Licenciatura em Ciências Biológicas para Professores Leigos
Docente: Renato Azevedo Matias Silvano
BIO 11402 BIOGEOGRAFIA - CH semanal: 4
Súmula: Fundamentos ecológicos da distribuição geográfica de animais e vegetais. Biosfera. Biociclos. Dispersão. Zonas e regiões zoogeográficas. Biogeografia das regiões alpinas, dos desertos e das regiões polares. Distribuição e dispersão das plantas cultivadas e dos animais domésticos.
Cursos: Ciências Biológicas e Geografia

Docente:

Albano Schwarzbold e Heirich Hasenack
BIO 11417 INTRODUÇÃO À ECOLOGIA - CH semanal: 2
Súmula: Conceitos fundamentais da ecologia. Populações, comunidades, ecossistemas. Ciclos biogeoquímicos. Caracterização dos ecossistemas terrestres e aquáticos. O ambiente antrópico. Sistema urbano e agroecossistemas. Poluição.
Cursos: Arquitetura, Biblioteconomia, Comunicação Social, Estatística, Geografia, Letras.

Docente:

Catarina da Silva Pedrozo
BIO 11418 INTRODUÇÃO À ECOLOGIA PARA ÁREA BIOMÉDICA - CH semanal: 2
Súmula: Estudo ecológico versando sobre: a biosfera, métodos da ecologia, ciclos biogeoquímicos, o ecossistema, a homeostase, autoecologia, sinecologia, a vida na terra, biomas, interações ecológicas,saúde, a poluição e o conservacionismo.
Cursos: Enfermagem e Biomedicina

Docente:

Catarina da Silva Pedrozo
BIO 11432 INSTRUMENTAÇÃO EM ECOLOGIA - CH semanal: 4
Súmula: Métodos e técnicas na avaliação do ambiente aéreo, medidas climáticas móveis, medidas de evapo-transpiração, medidas de particulados. Métodos e técnicas na avaliação do ambiente aquático: medidas de pH, OD, radiação, condutividade. Métodos e técnicas de avaliação do ambiente terrestre: topografia e cartografia, métodos para avaliação e análise quantitativa da fauna e da flora.
Cursos: Ciências Biológicas

Docente:

Albano Schwarzbold e Teresinha Guerra
BIO 11433 BIOCLIMATOLOGIA - CH semanal: 3
Súmula: Atmosfera: constituição, compartimentação. Parâmetros climáticos. Clima e ambiente: organismos, paisagens, solo e relevo.
Cursos: Ciências Biológicas

Docente:

Heinrich Hasenack
BIO 11434 ECOTOXICOLOGIA E BIOINDICAÇÃO - CH semanal: 3
Súmula: Introdução à ecotoxicologia: toxicologia e ecotoxicologia; níveis de poluentes em ecossistemas naturais; parâmetros de monitoramento de ecossistemas, bioindicação: definição e bases para a bioindicação; efeitos de gases, metais pesados e sais sobre animais e plantas. Testes de ecotoxicidade em efluentes industriais: CE50 e LD50.
Cursos: Ciências Biológicas

Docente:

Maria Teresa Monica Raya Rodriguez
BIO 11443 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À ECOLOGIA - CH semanal: 4
Súmula: Funções matemáticas de algumas funções estatísticas, alguns tópicos de álgebra necessários como instrumental metodológico básico aplicado à quantificação de fenômenos ecológicos.
Cursos: Ciências Biológicas
Docente:

Adriano Sanches Melo e Valério De Patta Pillar