Síntese do evento Fronteiras da Biodiversidade 2010:

O evento foi realizado em Porto Alegre no Dia Internacional da Biodiversidade, dia 22 de junho de 2010, no Auditório da Economia e no Salão de Atos do Campus Central da UFRGS, por iniciativa do Instituto de Biociências da UFRGS, das ONGs IGRE e INGÁ, e com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e das Pró-Reitorias de Extensão e Pesquisa da UFRGS (PROREXT; PROPESQ) (http://www.ecologia.ufrgs.br/ecologia/evento.htm).

Este evento faz parte das atividades do Ano Internacional da Biodiversidade, que tem o propósito de fomentar medidas para a sua proteção em todo o mundo. As atividades reuniram quase 200 pessoas de instituições de pesquisa, órgãos ambientais, entidades ambientalistas, movimentos sociais e demais interessados.

Manhã do dia 22 de maio:
Na reunião da Câmara Técnica, inicialmente foram revistas as metas principais do Ano Internacional da Biodiversidade, estabelecidas pelas várias Conferências das Partes (COP) sobre a Convenção da Diversidade Biológica (CDB), estabelecida na Rio 92 por mais de 100 países, incluindo o Brasil. Em seguida, foram constituídos Grupos Temáticos que trataram da Fauna, Flora, ambos também abordando ecossistemas, e Políticas Públicas. Estes grupos realizarão, até o mês de agosto de 2010, um diagnóstico básico da biodiversidade no Rio Grande do Sul e a avaliação das demandas no Estado, a partir da elaboração de um documento sobre os respectivos temas a fim de traçar um quadro da situação atual e apontar as necessidades de investimentos em pesquisas e Políticas Públicas no que toca à Biodiversidade do RS.

Três perguntas norteadoras foram sugeridas pela Câmara Técnica para orientar a discussão dos grupos:
• Qual o estado atual do conhecimento sobre a diversidade da Flora e da Fauna, os principais ecossistemas e seu uso sustentável no Estado do Rio Grande do Sul?
• Que instrumentos legais e Políticas Públicas existem e o que falta para a efetiva proteção da biodiversidade no Estado?
• De que maneira construir uma agenda para garantir o cumprimento das Metas 2010 do Brasil para o Estado?

As sínteses realizadas pelos grupos temáticos estão disponíveis no link Câmara Técnica. Ressaltamos que os grupos temáticos não estão fechados e os interessados em contribuir ainda podem se inserir nos respectivos grupos de interesse.

Tarde do dia 22 de maio:
Ocorreram as palestras com os pesquisadores Thomas Michael Lewinsohn da UNICAMP (São Paulo), sobre Biodiversidade: desafios conceituais e práticos, e Sandra Lavorel do Laboratório de Ecologia Alpina (Centro Nacional de Pesquisa Científica, Grenoble, França), sobre Biodiversidade e serviços ambientais. Também houve uma mesa redonda sobre Políticas Públicas para a Biodiversidade, com Demétrio L. Guadagnin (UFRN), João de Deus Medeiros (MMA), José Francisco Montenegro Valls (EMBRAPA-CENARGEM), Marcos Flávio S. Borba (EMBRAPA-CPPSUL) e Osvaldo Luiz Leal de Moraes (FAPERGS).

Programação do evento Fronteiras da Biodiversidade

 

photo photo photo photo