Fronteiras da Biodiversidade 2010 - 22 de maio 2010

No Dia Internacional da Biodiversidade, dia 22 de maio próximo, o Instituto de Biociências da UFRGS promoverá o Fronteiras da Biodiversidade.
O evento faz parte das atividades do Ano Internacional da Biodiversidade, que tem o propósito de fomentar medidas para a sua proteção em todo o mundo.

- Reunião da Câmara Técnica: das 9h às 12h.

A reunião da Câmara Técnica é destinada a convidados. A proposta é a constituição de grupos de trabalho (por exemplo, ecossistemas, flora, fauna, e políticas públicas), que nos próximos meses trabalharão no diagnóstico e na avaliação das demandas da área no Rio Grande do Sul e na elaboração de um documento sobre os temas.

- Palestras e Mesa Redonda: das 13h 30min às 19h 30min.

O evento, na parte da tarde, terá palestras e uma mesa redonda, abertas ao público, para tratar dos desafios científicos e das políticas públicas para o conhecimento, conservação e uso sustentável da biodiversidade. As atividades ocorrem no Auditório do Salão de Atos da Reitoria da UFRGS. Av. Paulo Gama, 110 - Campus Centro da UFRGS, Porto Alegre.

Das 13 h 30 min às 15 h 15min palestra:

"Biodiversidade: desafios conceituais e práticos."
com Thomas Michael Lewinsohn do Departamento de Zoologia, Instituto de Biologia, UNICAMP.

Das 15h 30min às 18h 15min mesa redonda:
"Políticas Públicas para a Biodiversidade”.

Painelistas:
-
Demétrio Luis Guadagnin, Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
- João de Deus Medeiros, Diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente e professor associado da UFSC.
- José Francisco Montenegro Valls, Pesquisador da EMBRAPA Recursos Genéticos e Biotecnológicos - CENARGEN.
- Marcos Flávio Silva Borba, Pesquisador da EMBRAPA CPPSul, BAGÉ.
- Osvaldo Luiz Leal de Moraes, Prof. do Centro de Ciências Naturais e Exatas, do Depto. de Física da UFSM, diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.

Das 18h 30min às 19h 30min palestra:
"Biodiversidade e serviços ambientais."
com Sandra Lavorel do Laboratoire d'Ecologie Alpine, Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), Grenoble, França.

photo photo photo photo