O Idrisi

O IDRISI é um software de sistema de informação geográfica e processamento de imagens com ênfase em funções de análise. Ele reúne um conjunto de módulos que abrangem um grande número de operações analíticas, desde ferramentas básicas para cálculo de distância, por exemplo, até ferramentas mais sofisticadas para análises complexas, por exemplo, o Land Change Modeler e o Earth Trends Modeler. Desde a primeira versão em 1987, o IDRISI vem sendo desenvolvido na Clark University Graduate School of Geography. Inicialmente o IDRISI era apenas um conjunto de programas em sistema operacional DOS criados pelo Prof. J.R. Eastman para complementar suas atividades acadêmicas.

O Projeto Idrisi foi e continua sendo um projeto sem fins comerciais, incorporado em 1988 à instituição de pesquisa e desenvolvimento Clark Labs. As versões recentes do IDRISI Kilimanjaro (2004), IDRISI Andes (2006), IDRISI Taiga (2009) e Idrisi Selva (2012) oferecem ferramentas úteis e inovadoras de apoio à decisão na gestão ambiental, no âmbito do planejamento sustentável de recursos naturais e demais aplicações, em especial nos trabalhos de cooperação para o desenvolvimento (p.ex. distribuição de alimentos, conservação de biótopos, etc.).

IDRISI não é uma sigla, é uma homenagem ao legado de al-Idrisi:

Acadêmico muçulmano de reputação internacional no mundo mediterrâneo de sua época, Abu Abd Allah Muhammed al-Idrisi (1110-1166) nasceu em uma cidade da costa setentrional da África, provavelmente a atual Ceuta, na época muito parecida com a atual Andaluzia (Espanha meridional) e à África do Norte ocidental, parte do estado de Almoravid.

Educado em Córdoba, e muito viajado na Europa, norte da África, Oriente Médio e Ásia Central, al-Idrisi foi um cartógrafo e geógrafo de grande importância durante o período medieval.

Designado pelo rei normando Rogério II, da Sicília, para preparar um levantamento geográfico do mundo, al-Idrisi liderou por 15 anos um grupo de acadêmicos e técnicos lotados na corte normanda em Palermo. Baseado diretamente em trabalhos de campo, bem como em fontes de arquivo, os mapas e textos resultantes desse esforço conjunto serviram como material de referência por mais de 500 anos.

O programa IDRISI está imbuído desse mesmo espírito de colaboração na investigação geográfica.

Tabula Rogeriana, em torno de 1154 D.C

Elaborada por al-Idrisi para o rei normando Rogério II, da Sicília.

Procura no Site